segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Alaticaulia curtipes (Barb. Rodr.) Luer


Ex Masdevalia curtipes Barb. Rodr., mas com o estudo aprofundado do DNA esta planta passou a pertencer ao gênero Alaticaulia.
Carcteriza-se por ter hastes florais pequenas com não mais que 3 cms, no resto suas flores sao muito parecidas com as da Alaticaulia infracta. Nativa do sudeste do Brasil, habita as matas úmidas e escuras da Serra do Mar entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Cuidados mensais

Estarei postando alguns cuidados que devem ser tomados em cada mês.


Janeiro

O reenvasamento das Laelias purpuratas deve estar concluído no final deste mês. As purpuratas são vegetais avantajados e de ciclo longo e a troca de vaso ou substrato não deve ser retardado, para não atrapalhar a florada seguinte.

Observe o estado das raízes na hora de replantar. Corte as secas e deterioradas, mas cuidado para não danificar a planta.

Mantenha o programa de fertilização intensiva.

Os insetos são mais ativos nos meses mais quentes do ano. Inspecione o verso das folhas, procurando por cochonilhas, com ou sem carapaça. Retire as espatas secas (use sómente material limpo e esterilizado) dos pseudobulbos das Cattleyas e Laelias.

A Cattleya tigrina (ex- leopoldii), começa, em geral, a florir já no mês de dezembro, mas em janeiro e fevereiro muitos exemplares ainda estão em flor com seus belos conjuntos de flores e matizes variados. O mesmo para a Cattleya guttata que deve começar a florescer de agora em diante.