segunda-feira, 12 de julho de 2010

Laelias rupícolas

As Laelias rupícolas (hoje Hoffmannseggellas) são orquídeas endêmicas do Brasil, nativas das áreas rochosas desde o estado de São Paulo até a Bahia. Em sua maioria sao plantas com folhas coriáceas, pseldobulbos cônicos, piridiformes ou ovóides, podendo em alguns casos serem bastante alongados e muito raramente bifoliadoa. Suas flores são estreladas, com pétalas oblongo-lanceoladas ou mesmo elípticas, de cor alaranjada ou amarela; sépalas do mesmo tamanho e cor das pétalas, as laterais falciformes ou elípticas e a dorsal lanceolada. labelo trilobado, os lobos laterais envolvendo completamente a coluna, e o mediano longo, recurvado para baixo e encrespado. A cor do labelo pode apresentar-se um pouco mais clara que a dos outros segmentos, mas normalmente acompanha o mesmo tom.
Hoffmannseggella cf. mixta
Alguns acreditam que seu cultivo seja complicado, mas se atender alguns requisitos: deve ter otima luminosidade (podendo ter sol direto); substrato com boa drenagem; por ultimo a adubação que deve ser rgrada.
Substrato:
Muitas pessoas erram no seu cultivo por conta do substrato, pois levam a palavra "rupícola" a serio e as planta direto em pedras, o que nao é certo pois só a pedra pura não posui nenhum nutriente.
Segundo o especialista em Laelias rupícolas, Kleber Lacerda, o subtrato deve conter camadas de brita, areia e materia organica. Seguindo esta idéia eu formulei o meu substrato: primeiro coloco uma camade de isopor no fundo do vaso (prefiro de barro), depois ponho uma camada fina de materia orgânica e areia, opós preencho com brita zero, ajeito a planta, no restante preencho com brita tamanho 2, adiciono uma camada fina de areia lavada.
Aparencia do substrato