sábado, 5 de junho de 2010

Mormolyca rufescens (Lindl.) M.A.Blanco & Carnevali


Outra ex Maxillaria. Essa orquidea de ampla dispeção existe em toda a America tropical (da Guatemala ao Brasil). Ela é muito perfumada, e ainda da flores quase o ano todo. Gosta de boa iluminação (50% a 40%), boa umidade, substrato que sempre esteja umido (não encharcado) e clima temperado.
Um breve resumo sobre o genero Mormolyca, ou qual as especies do clado da Maxillaria rufescens foram subordinadas.
Mormolyca é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Fenzl em Denkschriften der Kaiserlichen Akademie der Wissenschaften. Mathematisch-naturwissenschaftliche Klasse 1: 253, em 1850. A Mormolyca lineolata Fenzl, considerada sinônimo da Mormolyca ringens (Lindl.) Gentil, é sua espécie tipo. O nome do gênero é uma referência ao estranho aspecto de suas flores.
O gênero, muito próximo a Maxillaria, era constituido por oito espécies epífitas, de crescimento cespitoso, que existem na América Central, Amazônia e sudeste brasileiro, cujo centro de dispersão pode ser considerado o Peru. Apenas uma espécie obscura era tradicionalmente registrada para o Brasil.
Mormolyca podia ser diferenciada de Maxillaria por apresentar inflorescência muito longa, quase da altura das folhas, com um apequena flor solitária de segmentos livres e espalmados, cujas sépalas laterais em regram apresentam-se paralelas, apontando para baixo.
Caracterizam-se ainda por apresentarem pseudobulbos carnosos, elípticos, aglomerados, com apenas uma folha apical. flores de labelo trilobado, laterais pequenos e eretos, mediano grande articulado e quase tão móvel quanto em algumas espécies de Bulbophyllum, e coluna levemente arqueada, sem apêndices, delgada e com pé muito curto na base, bastante espessa na parte terminal, com antera apical contendo quatro polínias.
Em 2008, foi publicado um amplo trabalho com a revisão do gênero Maxillaria baseado tanto na filogenia como em caracteres morfológicos. Neste trabalho se propõe a inclusão das espécies pertencentes ao clado da Maxillaria rufescens, Maxillaria sect. Rufescens Christenson, ao gênero Mormolyca, aumentando o número de espécies classifcadas neste gênero para vinte quatro e o número de espécies nativas do Brasil para três.
Com isto a circunscrição do gênero foi ampliada para incluir mais espécies e a descrição alterada nos seguintes pontos: Pseudobulbos de textura miudamente verrucosa abrigados por baínhas não foliares; uma das espécies, Mormolyca polyphylla, apresenta três folha apicais em vez de uma e baínhas foliares protagendo longos pseudobulbos; inflorescências curtas, além de longas; as flores não tem constituição fibrosa e quebram facilmente; o rizoma pode ser curto ou longo; o labelo das espécies provenientes de Maxillaria apresenta um grupo de tricomas glandulares no calo.
Espécies tradicionais:
1. Mormolyca aurorae
2. Mormolyca fuchii
3. Mormolyca galeata
4. Mormolyca gracilipes
5. Mormolyca peruviana
6. Mormolyca polyphylla
7. Mormolyca ringens
8. Mormolyca schweinfurthiana.
Espécies adicionadas em 2008:
1. Mormolyca acutifolia
2. Mormolyca aureoglobula
3. Mormolyca chacoensis
4. Mormolyca cleistogama
5. Mormolyca dressleriana
6. Mormolyca hedwigiae
7. Mormolyca lehmanii
8. Mormolyca moralesii
9. Mormolyca pudica
10. Mormolyca richii
11. Mormolyca rufescens
12. Mormolyca sanantonioensis
13. Mormolyca schlimii
14. Mormolyca sotoana
15. Mormolyca suarezorum
16. Mormolyca tenuibulba